Gestão e Desenvolvimento

O plano de vacinação em prática: da saúde ao empreendedor

Como funciona um plano de vacinação?

Quando presenciamos o surto de doenças letais e com alto potencial de contágio, as pessoas são forçadas a mudar suas rotinas e hábitos, fechar seus comércios, além de conviver com o medo e com a dor da perda de entes queridos. Dessa forma, inicia-se uma corrida contra o tempo para o desenvolvimento de uma vacina eficaz que traga de volta a normalidade para a vida da população.

Entretanto, esse desenvolvimento é um processo complexo que pode levar meses ou até mesmo anos de estudos e pesquisas para chegar a um resultado satisfatório e seguro, uma vez que são necessárias muitas etapas cuidadosamente planejadas e executadas, tais como:

  •  Elaboração de pesquisas e publicações científicas
  •  Testes em animais
  •  Testes em humanos voluntários
  •  Avaliação do efeito no “grupo de controle”

Antes de tudo os órgãos de regulamentação devem validar e aprovar a vacina. Que após isso, está pronta para ser aplicada na população, iniciando o plano de vacinação.

Imunização pela vacina contra a Covid-19

O planejamento é feito, geralmente, pelo Ministério da Saúde, seguindo uma série de normas e especificações. Garantindo que a imunização alcance seu público dentro do prazo e condições adequadas.

Dessa forma, esse planejamento consiste, basicamente, em:

  • Escolha da vacina: Existem muitos laboratórios produzindo vacinas, portanto, o primeiro passo é definir qual delas será escolhida com base em dados de eficácia, segurança e viabilidade (tanto econômica quanto logística), além de determinar a quantidade necessária.
  • Definição dos grupos prioritários: Sabemos que fatores como idade, condicionamento físico e condições de saúde são potenciais agravantes para certas doenças, portanto, a imunização dessas pessoas deve ser priorizada.
  • Definição de prazos: Um planejamento é feito quando existe um objetivo, e todo objetivo deve ter prazos claros e determinados, avaliando todas as variáveis necessárias.
  • Elaboração de um documento oficial: Esse documento deve ser feito pelas maiores instâncias (como o Ministério da Saúde), contendo todas as informações a serem divulgadas para a população, bem como todas as orientações às menores instâncias (como estados e municípios) de como operar a imunização dentro de suas delimitações geográficas, de forma que haja homogeneidade, credibilidade e constância nas ações dos órgãos responsáveis.
  • Planejamento de logística: As condições de transporte também devem ser avaliadas, de forma que as vacinas cheguem aos seus destinos no tempo correto e nas condições de armazenamento e temperatura corretos. Para isso, devem ser analisados os melhores meios de transportes e rotas a serem utilizadas.
  • Gestão de informação: Deve haver um controle de quem já recebeu a vacina para manter uma organização e garantir que a quantidade de doses seja suficiente. 

Covid-19: o plano em prática

Desde 2020, estamos presenciando uma pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Com as tecnologias disponíveis e o excelente trabalho da comunidade científica, diversas vacinas foram elaboradas, em tempo recorde, por diferentes instituições e estão prontas para serem aplicadas. Cabe, então, ao governo de cada país elaborar seu planejamento de vacinação.

Doses de vacina para a Covid-19

 

 No caso do Brasil, o Ministério da Saúde divulgou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, contendo todas as informações necessárias para iniciar a imunização do povo brasileiro.

 As vacinas escolhidas são provenientes do Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Astrazeneca. As aplicações já foram iniciadas, primeiramente, nos profissionais da saúde que estão na linha de frente ao combate da Covid-19 e, posteriormente, serão oferecidas aos incluídos nos grupos de risco.

Como um planejamento correto pode salvar vidas e a sua empresa

No que diz respeito à logística das vacinas no Brasil, será realizada por uma empresa terceirizada, responsável pelo armazenamento e distribuição das doses nas condições corretas de temperatura, utilizando dos modais aéreo e rodoviário para levar aproximadamente 300 milhões de doses a todo território nacional.

Distribuição das vacinas por transporte aéreo

Tendo isso em mente, é perceptível que um planejamento correto para vacinar os cidadãos é essencial quando se trata de imunizar um país com mais de 200 milhões de pessoas, não é mesmo? Por isso, muitos governadores e empresários pelo mundo estão preocupados sobre a dura tarefa de administrar a logística das vacinas em seus países e, portanto, é necessário ter um planejamento seguro, orgânico e auto suficiente.

O Brasil com o Programa Nacional de Imunização (PNI) é considerado um dos maiores centros de distribuição de vacinas do mundo, com um esquema de imunização muito sólido, que utiliza infraestrutura de transporte já existente por aqui, como as rodovias, aviões de carga e portos marítimos.

Logística e vacina

Esse contexto já é o suficiente para que fiquemos um pouco mais tranquilizados perante a tantas perdas e inseguranças que a pandemia do Covid-19 trouxe, pois sabemos que em nosso país já existe uma certa organização estrutural suficiente para que o Governo Federal entregue vacinas de ponta a ponta do Brasil. 

Portanto, basta apenas que a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde seja a adequada para que consigamos vencer a batalha contra o novo Corona vírus. Porém, a escolha da estratégia não é tão fácil… Já parou para pensar em quantos métodos diferentes você poderia adotar para distribuir mais de 200 milhões de vacinas por todo o território brasileiro?

A metodologia ideal

No cenário atual, onde empresas precisam se prevenir contra o Covid-19, os empreendedores tiveram que ir atrás de meios para que a contaminação em seus estabelecimentos fosse minimizada, e muitos deles utilizaram a Metodologia 5S para isso. O 5S é uma metodologia que teve origem no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, utilizada como meio para reconstruir e reestruturar o país após uma grande crise.

O programa foi o responsável pelo renascimento da economia no Japão. Desta forma, o 5S ganhou reconhecimento no mundo inteiro e as empresas passaram a utiliza-lo diversos aspectos. Tanto por pequenas empresas ou grandes multinacionais que focavam em aumentar seus lucros.

As vacinas pelo mundo

Os 5 sensos e o sucesso

O 5S tem como princípio de sua ideologia 5 Sensos, que são: Utilização (Seiri), Organização (Seiton), Limpeza (Seisou), Padronização (Seiketsu) e Autodisciplina (Shitsuke).

Os cinco sensos fazem parte da filosofia Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), que tem como objetivo a redução de desperdícios e a otimização de processos. A utilização do 5S é usada por diversas empresas de grande renome em todo o nosso planeta, como por exemplo:

  • Coca-Cola
  • Nike
  • Toyota
  • Ford
  • Nestlé

E tem mostrado grande potencial na resolução de problemas dentro destas empresas. Membros da Toyota, Coca-Cola e Nestlé afirmam que conseguiram reduzir em até 70% as reclamações de clientes em suas filiais após a implementação do 5S.

Com a utilização dos 5 sensos japoneses é notável que podemos alcançar resultados otimizados. Sendo assim, uma forma muito eficiente para resolver o problema latente da logística das vacinas em nosso país. Além de salvar a sua empresa nos tempos de isolamento social!

Saiba mais como o 5S funciona!

O uso dessa filosofia pode impactar o visual de sua empresa, padronizar os processos, aumentar a eficiência e trazer mudanças no hábito e forma de pensar de seus funcionários, fazendo com que todos evoluam juntos dentro do espaço de trabalho. Você já pensou o quanto pode estar deixando de ganhar sem o uso dessa metodologia no seu estabelecimento?

A Química Jr. oferece um Programa 5S personalizado para você, a partir de um acompanhamento presencial ou virtual que faz diferença para o sucesso de seus projetos e na evolução de sua empresa. A Química Júnior é uma empresa totalmente formada e gerida por alunos de graduação do curso de Química e Engenharia Química do Instituto de Química da UNESP Araraquara, focada na pesquisa e inovação com excelência, com objetivo de tornar um Brasil mais empreendedor, ético, educativo e colaborativo.

Achou interessante as melhorias que o 5S podem trazer na organização e planejamento da sua empresa? Venha conhecer o oceano de soluções que a Química Júnior oferece a você e faça um diagnóstico personalizado, rápido e gratuito! Entre em contato conosco. Agradecemos a sua leitura!