O Instituto de Química de Araraquara, sua pesquisa e retorno à sociedade

O Instituto de Química de Araraquara, sua pesquisa e retorno à sociedade

A Química Jr é uma empresa júnior composta por alunos pertencentes ao Instituto de Química da UNESP, localizado na cidade de Araraquara. Por ser uma instituição de alto renome, formado por pesquisadores das mais diversas áreas da química, o Instituto de Química possui um importante papel na divulgação e produção científica do país.

Sobre o Instituto de Química

O Instituto de Química da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) está localizado no campus da cidade de Araraquara, no interior do estado de São Paulo. A princípio, o instituto surgiu como um departamento de Química fundado em 1961, que contava apenas com o curso de Química bacharelado. Foi apenas em 1977 que o Departamento de Química passou a ser um Instituto, contando com os primeiros cursos de pós-graduação em sua estrutura, passando assim a ser reconhecido como uma instituição voltada para pesquisas

Em 1991, foi implementado o curso de Licenciatura em Química, e  foi nessa mesma época que começaram a surgir os primeiros projetos de extensão (como a Química Jr, fundada em 1993) e uma expansão nos programas de pós-graduação. A partir disso, o instituto passava a se desenvolver cada vez mais em cima de suas pesquisas e contribuições para o ramo científico. Em 1982, foi implementado o curso de Química Bacharelado com atribuições tecnológicas.  Mais tarde, em 2013, o curso de Engenharia Química, o que contribuiu ainda mais para o crescimento do Instituto.

“Estamos próximos da comemoração dos 60 anos da criação do curso de Química em Araraquara. São milhares de profissionais formados ao longo de sua história, espalhados hoje em instituições científicas, Universidades, Indústria, Iniciativa Privada. São a base da parte tecnológica da sociedade, da educação científica tão importante, da disseminação da Ciência, da batalha contra o obscurantismo.” Professor Doutor Sidney José Lima Ribeiro, recentemente eleito diretor do Instituto de Química.

Atualmente, o Instituto de Química conta 35 pesquisadores com bolsas de pesquisa pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), além de inúmeras publicações científicas feitas por diversos membros da instituição. As áreas de pesquisa variam entre os muitos ramos da química, como por exemplo as pesquisas na área de química de produtos naturais, realizadas pela professora Vanderlan da Silva Bolzani. A pesquisadora é a atual presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e seu trabalho possui reconhecimento internacional.

O Instituto de Química da UNESP Araraquara é referência na área

Já em relação a área de engenharia, o curso de Engenharia Química da UNESP foi incrementado no Instituto de Química há apenas oito anos (muito recente quando comparado ao de outras instituições públicas de renome). Apesar de novo, foi estruturado previamente durante anos e já conseguiu conquistar o seu lugar entre os melhores cursos da área no Brasil, formando profissionais qualificados que ingressaram em grandes empresas como Heinz, Nestlé, Danone, Ambev, Raízen, P&G, entre outras. Atualmente, os pesquisadores da área da Engenharia Química da UNESP realizam pesquisas nas mais diversas áreas, como na amostragem e controle da poluição do ar, degradação biológica de resíduos líquidos, entre outras.

“O nosso curso contribui para a formação de recursos humanos competentes para esse mercado de trabalho global competitivo, sem deixar de dar uma sólida formação acadêmica, para pesquisa, para o desenvolvimento, para a inovação e para atender as necessidades da comunidade em geral. Nossos engenheiros têm a capacidade de desenvolver processos sustentáveis, obedecendo a normas internacionais de boas práticas e de qualidade, ambientalmente corretos e buscando a produção mais limpa” de acordo com a Professora Doutora Kelly Johana Dussán Medina, atual coordenadora do curso de Engenharia Química. 

Inserida nesse contexto de pesquisa e conhecimento, a Química Júnior já trouxe a solução para diversos clientes e ajudou-os a realizar sonhos. Quer saber como é fazer uma Pesquisa Científica com a Química Júnior? Clique aqui!

CEMPEQC

Um dos principais contribuidores para o desenvolvimento do Instituto de Química é o CEMPEQC. Fundado em 2000, o Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC) é um conjunto de laboratórios de P&D situado no Instituto de Química, ligado à Fundunesp. Faz parte, desde junho de 2001, de um grupo de 23 instituições do Programa Nacional do Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC), um programa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para controle de combustíveis de postos do Brasil inteiro.

Desde 2008 o CEMPEQC possui a certificação ISO 17025 de gestão da qualidade em laboratórios, sendo o único do Instituto a possuí-la. Em 2009 conseguiu o credenciamento para pesquisa e desenvolvimento junto à ANP, e pela sua competência já foi chamado para grupos de estudos da ANP, como revisão ou criação de resoluções.

Em 2016 foi criado o programa de monitoramento da qualidade de combustíveis, chamado Posto Fiel, que abrange Araraquara e cidades em um raio de 150 km. São feitos testes semanalmente de combustíveis de postos vinculados ao programa. A data da coleta não é informada a nenhum posto, sendo feita de surpresa. Assim, as amostras são levadas para análise e, se o posto não estiver em conformidade com as normas da ANP para combustíveis, esse posto é retirado do aplicativo do programa.

Aplicativo Posto Fiel tem seu mascote farejador de qualidade

Assim, o CEMPEQC consegue dar à sociedade uma fonte segura de confirmação da qualidade dos postos para abastecerem. O aplicativo do Posto Fiel está disponível gratuitamente para Android e IOS e o mapa de postos confiáveis também pode ser consultado pelo computador

Outra forma de retorno à sociedade que o CEMPEQC exerce é através da ligação com a Fundunesp e o Instituto de Química da UNESP Araraquara. Com uma relação mútua, onde a Fundação dá o apoio administrativo ao Centro e o IQ fornece a infraestrutura, parte do receita do centro é revertido em taxas administrativas, assim retornando à Universidade pública.

Atuando também na pesquisa acadêmica, o CEMPEQC criou o Apoio à Pesquisa, programa onde o próprio Centro disponibiliza bolsas de Iniciação Científica para alunos de graduação ligados a projetos de docentes do Instituto de Química.

Atualmente o diretor do CEMPEQC é o Professor Doutor Rodrigo Fernando Costa Marques, também professor e pesquisador do Instituto de Química, que nos disponibilizou as informações deste texto sobre o CEMPEQC.

Sede da CEMPEQC presente dentro do Instituto de Química

A Química Júnior como capacitadora e facilitadora da pesquisa científica

Estando dentro do Instituto de Química da UNESP, a Química Jr acaba sofrendo forte influência de todo o desenvolvimento científico envolto na instituição, o que a ajuda a conquistar cada vez mais prestígio e destaque na região de Araraquara. 

Para isso, a nossa empresa júnior conta com a ajuda de vários professores e pesquisadores na realização dos projetos, incluindo o importante auxílio do professor tutor. O Professor Doutor Ossamu Hojo, Engenheiro Químico formado na Universidade Federal de São Carlos, é o docente do Instituto de Química que assume o posto de professor tutor da Química Júnior, tendo o papel de Conselheiro, guiando os membros nas atividades da empresa e nos projetos que chegam para viabilidade. Pedimos que ele nos falasse um pouco sobre sua experiência com a nossa empresa:

“A Química Júnior é a Empresa Júnior do Instituto de Química da UNESP de Araraquara e foi criada a 1993. Essa longevidade está associada à sua adaptação às mudanças no modo de se fazer negócios desde a sua criação e ao seguimento restrito das normas, regulamentos e legislação, em um país onde mais de 80% das empresas deixam de ser operacionais em menos de 5 anos.

O empreendedorismo brasileiro carece de capacitação e educação como apoio aos micro e pequenos empreendedores e às pequenas empresas, principalmente no quesito de aderência às normas, e para as média e grandes empresas no quesito de treinamento e capacitação de recursos humanos”.

O professor Ossamu já foi membro da Comissão de Estágios do Instituto de Química e tem familiaridade com as empresas do ramo e suas necessidades e dificuldades, e por isso, consegue ajudar a Química Jr a gerar impacto na realidade dessas instituições. Aqui você pode ler mais sobre a importância das Empresas Juniores na Universidade.

“O Instituto de Química de Araraquara, é destaque na área de pesquisa na UNESP e tem capacidade de formação de recursos humanos em nível internacional reconhecida por órgãos de avaliação externa e por parceiros internacionais.

Essa capacidade ou vocação está também presente na Química Júnior, possibilitando a compreensão e o acesso aos desenvolvimentos científicos da fronteira do conhecimento humano, que podem ser interpretados e trazidos para o dia a dia das pessoas, empresas e da sociedade em geral em uma linguagem de fácil compreensão.

A capacidade de compreensão da Ciência e Tecnologia e o acesso aos acervos científicos internacionais, por meio dos estudantes dos diversos cursos do Instituto, é um meio economicamente interessante para a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) aplicado aos processos, projetos e procedimentos, liberando recursos das empresas para a sua atividade central”.

Desse modo, trabalhando em conjunto com os professores e pesquisadores do Instituto de Química, a Química Jr consegue entregar projetos de alta qualidade e eficiência, trazendo soluções personalizadas para cada um de seus clientes de forma mais acessível. Se quiser saber mais motivos do por quê contratar a Química Júnior, leia este artigo!

ENTRE EM CONTATO!

Podemos te ajudar em algo? Tem um projeto em mente que quer passar para o papel? Entre em contato com a gente, basta clicar aqui!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos