Em busca de inovação e desenvolvimento sustentável

Em busca de inovação e desenvolvimento sustentável

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

Qual é a importância da inovação?

Inovação é uma palavra muito importante no contexto atual em que vivemos. Devido a situação inusitada que a pandemia do COVID-19 trouxe ao mundo, muitas pessoas sentiram a necessidade de reinventar o seu negócio e até mesmo se reinventar, uma vez que atividades presenciais se tornaram escassas e a internet e os meios virtuais em geral prevaleceram como principal fonte de contato entre pessoas, independentemente da razão.

Por esses motivos, inovar se tornou muito mais necessário. Além disso, viu-se na inovação uma forma de se destacar e obter mais sucesso, uma vez que ela traz uma nova forma de execução para algo que necessitava de aprimoramento, seja criando algo completamente novo como simplesmente buscando diferentes opções para fazer a mesma coisa, porém de forma mais efetiva ou adequada. A partir disso vemos que inovação é muito mais que criar algo nunca visto, inovação também são simples mudanças de método, atitude, pensamento que trazem ganhos e tornam seus objetivos mais próximos.

O que é desenvolvimento sustentável?

E nessa necessidade de inovar, o desenvolvimento sustentável ganhou muito espaço entre empresas, independentemente do seu porte ou nicho. Com o crescimento da preocupação com o meio ambiente e com questões sociais, tornou-se necessário incluir políticas mais respeitosas ao meio ambiente e às pessoas dentro de empresas, mas ao mesmo tempo garantir a lucratividade e a saúde financeira. Assim, um importante espaço para a inovação surgiu, com grandes desafios e obstáculos para serem vencidos.

Com base nesse objetivo, existem três principais pilares que norteiam o desenvolvimento sustentável. Eles são: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Seguir esses pilares demonstra preocupação com os impactos ambientais e sociais das atividades de uma empresa, buscando preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo evoluir socioeconomicamente.

Nesse sentido, a inovação tem grande parte em gerar mudanças e criar novas ferramentas para que seja possível manter o desenvolvimento econômico atrelado a políticas que garantam ganhos sociais e ambientais. Por isso, é necessário que o planejamento estratégico de um negócio tenha em mente esses três pilares, para que garanta seu sucesso econômico e se mantenha na onda de mudança que visa tornar o futuro um lugar melhor (quer saber mais sobre sustentabilidade empresarial? clique aqui).

Exemplos de inovação e sustentabilidade:

Nessa pegada de inovação, podemos olhar a parceria realizada pela Adidas e a Parley, que realizam uma ação para a conscientização das pessoas sobre a beleza e a fragilidade dos oceanos. Nesse ponto em específico a Adidas lançou uma linha de tênis de corrida feitos a partir da reciclagem de resíduos interceptados em praias e comunidades costeiras antes que cheguem às águas. Por meio de uma ação de marketing baseada nessa campanha, alcançaram uma conscientização do público sobre preservar os oceanos.

No início de 2018 a Corporate Knights divulgou um ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, este ranking leva em consideração o consumo de energia, as emissões de carbono, produção de lixo, gastos com inovação e os fornecedores dessas empresas. Vale ressaltar que a Natura aparece novamente nesse ranking, e é a empresa brasileira melhor ranqueada, elevando a um novo patamar a questão da sustentabilidade empresarial.

A Natura realiza a utilização de embalagens biodegradáveis e de facil reciclagem, não faz teste em animais desde 2006, substituiu matérias de origem animal e mineral, por matérias primas vegetais, e ainda adotou um sistema que traz informações sobre o impacto ambiental em cada um do seus itens.

Projeto Verde e o plantio de mudas

Olhando esse ranking conseguimos enxergar que as emissões de carbono são um fator muito importante no rankeamento da empresa, e isso é um fator evidenciado pelo posicionamento ambiental da empresa como um todo. A Química Jr. possui o Projeto Verde voltado exatamente para esse ponto.

Neutralização de Carbono e Educação: o Impacto do Projeto Verde

Nesse projeto nós realizamos os cálculos das emissões de carbono da empresa, que é o primeiro passo para sua empresa trilhar o caminho da sustentabilidade empresarial. Também indicamos empresas que possam realizar o plantio de árvores para que esses créditos de carbono sejam abatidos, auxiliando assim sua empresa tornar-se uma empresa carbono zero.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos