Desmatamento no Brasil: vamos falar de gestão ambiental na sua empresa?

Desmatamento no Brasil: vamos falar de gestão ambiental na sua empresa?

Na atualidade, assuntos como a poluição e o desmatamento estão em alta. Mas você sabia que você mesmo pode estar contribuindo para aumentar esse índice no seu dia dia? Mergulhe nessa leitura e descubra. 

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e gestão ambiental. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha estratégias para neutralização de carbono em empresas e eventos. Acesse e garanta logo o seu!  

Bora pro texto?

O que são as emissões de CO2 ?

Atualmente muito se fala em poluição e o quanto ela impacta no mundo. Entretanto, antes de falar sobre as emissões de gás carbônico precisa-se ter um conhecimento do que ela realmente significa. Na literatura e na ciência, o gás carbônico é conhecido também como o dióxido de carbono ou simplesmente CO2,ele é um composto químico gasoso e um dos gases causadores do efeito estufa, por meio da poluição ou do desmatamento por exemplo. Nessa linha de pensamento, temos que ele  tem difícil detecção, por não ter cheiro ou sabor.

O dióxido de carbono é essencial para a vida humana, pois o mesmo é um das principais substâncias utilizadas na fotossíntese. Todavia, o que preocupa não é a presença dele no meio em que vivemos, mas sim a alta concentração em que se encontra,

As indústrias são fontes emissores de gases poluentes.

Essa alta concentração é referente principalmente à respiração de nós humanos, animais e diversos outros seres vivos. Em conjunto, a atividade econômica como agropecuária e a indústria são também responsáveis por esse tipo de poluição. Na sociedade atual, a queima de combustíveis fósseis (carvão, energia, petróleo) é um dos principais contribuintes pela emissão excessiva de gases na atmosfera, contudo, estudos e  tecnologias permitem o desenvolvimento de práticas sustentáveis e de sistemas anti-poluição. Em contrapartida, o desmatamento e queimadas são práticas que no cotidiano ainda estão presentes, estas que podem ser provocadas pela ação humana ou por ação natural. 

O Brasil em chamas.

Hoje no Brasil, grande é o número de queimadas em diversas partes do país. As principais manchetes de jornais e noticiários nos mostram o quando o “Brasil está em chamas”, dessa forma fazendo com que essa figura de linguagem seja real no meio que vivemos. Pesquisas apontam que os biomas do país estão sendo destruídos por queimadas e incêndios generalizados sem precedentes, ou seja, provocados por mistura explosiva de secas severas em algumas regiões do país e ação humana, esta última praticada pela falta de fiscalização. Logo, o desmatamento no Brasil fica, com o passar do tempo, cada vez maior. 

Não é de hoje que o desmatamento é pauta de discussões, o que se vê que ele não respeita fronteiras, barreiras, leis e biomas:  o Brasil enfrenta hoje uma das piores crises ambientais da história. De fato, como enuncia a Terceira Lei de Newton: “Toda uma ação, tem uma reação” no Brasil com consequências do desmatamento teremos ações potencialmente danosas para toda a sociedade.

O desmatamento está cada vez mais vigente no Brasil.

Porque é  importante equilibrar as emissões de CO2 ?

Compensar emissões de CO2 é um benefício efetivo e ao longo prazo que se faz  ao meio ambiente quando se “retira” um crédito de carbono do mercado. Nessa analogia, os intitulados “créditos de carbonos” são parâmetros criados para funcionar como uma regulamentação das taxas de carbono no mundo. Logo, a intenção aqui é equilibrar a balança entre o desenvolvimento e a preservação.

A redução propõe um modelo mais sustentável para a sociedade. Além das taxas de desmatamento diminuírem, doenças respiratórias também terão uma queda aumentando assim a qualidade de vida. Em conjunto, práticas sustentáveis como compensação fazem com que as empresas e estabelecimentos comerciais responsáveis por tal ato tenham, entre outras vantagens, o fato de preocupação ambiental ficar agregado à marca. 

Emissões de CO2 no seu estabelecimento.

Quando paramos para pensar no termo “emissão de gás carbônico”, logo pensamos numa chaminé de alguma indústria soltando fumaça, nos automóveis que poluem via escapamento ou até mesmo nas queimadas que estão ocorrendo recentemente, agravando ainda mais o desmatamento tão vigente nos últimos anos. No entanto, o que não sabemos é que a emissão de CO2 pode estar presente tanto na maioria dos processos industriais, fábricas, agropecuária ou até mesmo em estabelecimentos comerciais e eventos.

Emissão de carbono na atmosfera

Isso acontece, pois não pensamos em toda a cadeia de produção que envolve todas essas atividades econômicas e esses lugares. Se analisarmos em qualquer setor da economia, seja comércio, indústria, serviços e os citados no parágrafo acima, vemos que o transporte está envolvido em pelo menos uma etapa. Dessa forma, o transporte impacta nas emissões de carbono de todos os setores, já que hoje praticamente todos os modais de transporte tem taxa de emissão de carbono, contabilizando 14 % das emissões anuais no mundo, segundo o site WRI Brasil .

Então quando você pensa sobre as emissões de carbono no seu trabalho ou no seu negócio, com certeza o transporte envolvido nele está contribuindo muito para o aumento dessa emissão.

Ainda pensando em toda a cadeia produtiva dos estabelecimentos, indústrias, eventos e negócios no geral, temos a contribuição de duas etapas para as emissões de gás carbônico muito inusitadas, que poucas pessoas se lembram: os resíduos sólidos e toda a energia utilizada. Os resíduos sólidos gerados são fonte de emissão de gases do efeitos estufa também, em muitos casos o destino destes resíduos são a incineração, a qual emite muitos gases que causam graves danos à saúde. Outro possível destino para os resíduos são os lixões e aterros sanitários, que também causam emissões de gases de efeito estufa além de poluírem o solo e a água de muitos locais e o desmatamento no Brasil.

A energia utilizada dentro de um estabelecimento também causa emissão de carbono. Se pensarmos na matriz energética mundial do ano de 2016, temos que quase 70% provém do petróleo e queima de carvão e biomassa. Elas causam a emissão direta de CO2 na atmosfera, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE))

Considerando este panorama apresentado, sabemos que qualquer empresa tem parte na emissão de carbono para a atmosfera. Sendo na sua produção, ou no transporte envolvido, bem como em toda a energia utilizada na empresa e os resíduos gerados da mesma. Com isso, uma preocupação muito em alta hoje em dia é a neutralização ou compensação de carbono. A compensação de carbono é um conjunto de práticas que retiram da atmosfera o gás carbônico lançado, ou ao menos minimizam isto.

Projeto Verde

Pensando nisso, a Química Júnior realiza um projeto chamado Projeto Verde. Este projeto é destinado a empresas e eventos que desejam minimizar seu impacto no meio ambiente, aplicando a neutralização de carbono mencionada acima. O Projeto Verde traz muitos benefícios para as empresas e para os eventos, sendo um deles voltado para o marketing. Se quiser saber quais benefícios são esses clique aqui. 

Confira também 6 cases de marketing verde para você se inspirar!

O Projeto Verde envolve o cálculo de toda energia gasta, na empresa ou no evento, bem como a pesagem de todo o resíduo sólido gerado e o mapeamento de todo o transporte envolvido. A partir disso, conseguimos calcular a quantidade exata de árvores necessárias para a neutralização total da atividade analisada.

Somado a isso, a UNESP Araraquara é a primeira signatária do GCC (Green Chemistry Commitment), uma organização internacional que envolve estudiosos de diversas instituições de ensino por todo o mundo. Assim, busca-se tornar o ensino e a prática da química mais verde, voltada para a sustentabilidade. Entenda mais sobre:

Além disso, os membros da Química Júnior realizam o plantio dessas árvores. E para o Projeto Verde ser ainda mais completo, a sociedade ganha com ele. Devido à preocupação em impactar a sociedade positivamente, são dadas aulas de educação ambiental para crianças do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Américo Brasiliense, por meio da parceria com a prefeitura da cidade.

Plantação de árvores

O Projeto Verde, com tudo isso que o envolve, ajuda na neutralização do desmatamento que está ocorrendo no Brasil. Enquanto as queimadas e desmatamentos como um todo matam as árvores e florestas, o Projeto Verde planta árvores e traz à tona esta preocupação com o meio ambiente e com o futuro do nosso país. 

Será que sua empresa ou seu evento está tendo esta preocupação com o meio ambiente? Se quiser saber mais sobre o projeto entre em contato.  

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos