Química e Engenharia Química

A importância da viabilidade de um P&D

O que é o estudo de viabilidade?

O estudo da viabilidade é uma análise importante e necessária para prever eventuais pontos positivos e negativos, que podem surgir e interferir no bom andamento de um projeto. A incerteza está sempre presente durante uma viabilidade. Assim, quando esta é bem feita, há diminuição de possíveis erros e dificuldades na execução de um projeto.

Dessa forma, a condução satisfatória de uma viabilidade evita prejuízos na esfera econômica de uma organização. Uma vez que, prevendo os riscos e sucessos de um projeto, é possível manter em equilíbrio o investimento necessário para o projeto e a saúde financeira do negócio, evitando custos extras.

Além disso, a análise técnica de mercado permite revelar se os membros disponíveis para executar o projeto são suficientes e capacitados para o mesmo. Conhecendo o escopo, a equipe consegue projetar custos, tecnologia necessária, investimento e a possibilidade de entregar o serviço.

Finalmente, a análise de mercado fornece informações como:

  • se há demanda para o produto no mercado;
  • se o problema que o produto garante resolver existe; 
  • e se os clientes estão dispostos a pagar pelo mesmo.
análise em time
Time analisando um projeto

A importância da Viabilidade em Pesquisa e Desenvolvimento

Toda inovação passa por uma viabilidade. A Pesquisa e Desenvolvimento exige uma análise criteriosa para o desenvolvimento do produto. Não basta querer inovar, é necessário garantir os meios para que a inovação aconteça. Ideias extraordinárias requerem um exame detalhado de todas as medidas de ação que precisam ser tomadas para que o desenvolvimento do produto aconteça.

Dessa forma, uma Pesquisa e Desenvolvimento requer investimento financeiro e tempo dentre outros parâmetros como análise de mercado. A viabilidade prevê possíveis obstáculos que podem surgir para o Desenvolvimento do Produto, assim como quais pontos devem ser aprimorados ou alterados seja no produto ou serviço.

Portanto, é necessário avaliar as condições para então aprovar e executar a inovação. A etapa de avaliação permite ajustar quais investimentos serão necessários, o tempo que será despendido para a execução e a tecnologia envolvida durante todo o processo de desenvolvimento.

Analisando as situações e buscando por inovação

A Química Jr, pode te ajudar a desenvolver seu produto!

Tem uma ideia interessante e gostaria de fazê-la virar realidade? Deseja que o desenvolvimento do produto atenda aos requisitos técnicos necessários, que esteja adequado às demandas do mercado e que possa ser inovador na medida de seu budget? A Pesquisa e Desenvolvimento realizada pela Química Jr é o projeto perfeito para você!

O P&D, sigla para Pesquisa e Desenvolvimento, é um dos projetos presentes no escopo de atuação da Química Júnior. Contando com uma equipe especializada, uma estrutura tecnológica de ponta e o apoio de um grande corpo docente, a condução da viabilidade é facilitada e completa, levando em conta os aspectos econômicos, técnicos e de mercado que são indispensáveis para a boa aceitação do produto quando finalizado no mercado.

Inicialmente, são levantados diversos fatores relacionados ao desenvolvimento do produto e aos requisitos técnicos necessários para produzi-lo. Ademais, realiza-se uma análise de mercado necessária para prever como será a colocação do mesmo quando disponível. Além disso, um embasamento teórico completo é levantado para guiar a confecção do produto na etapa de desenvolvimento e testes. São produzidas formulações que, sendo continuamente testadas, estão sujeitas a alterações visando progressivas melhoras.

Depois de alcançado um resultado satisfatório, uma análise de mercado complementar é feita e o relatório final é produzido, junto com a formulação completa do produto, os custos de produção, os materiais que precisam ser utilizados e a metodologia de produção. Um trabalho exemplar e que contempla todos os aspectos necessários para um produto de qualidade!

Clique aqui e conheça a Química Júnior e mais sobre o P&D.

Pessoa trabalhando em laboratório