Gestão e Desenvolvimento

6 dicas para sua empresa DETONAR em 2021

Capa texto 6 dicas

O ano passado foi um ano e tanto! Quem poderia em 2019 imaginar que 2020 seria de tantos contratempos como foi. Apesar disso, ele foi de muita evolução e desejamos imensamente que 2021 seja um ano excelente, de muito sucesso para todos os nossos leitores! 

Para tanto, falando de sucesso em um contexto empresarial, iniciando esse novo ciclo com o pé mais que direito, vamos colocar em pauta 6 dicas para decolar com sua empresa em 2021! Afinal, o sucesso é como uma receita de bolo, a qual os ingredientes principais são planejamento e execução e os utensílios principais são o propósito!

Comece o ano com propósito

Propósito é a principal fonte de tração de qualquer empresa

Isso vale tanto para a vida pessoal quanto para os negócios. O ser humano é, com certeza, movido pelos propósitos, como uma religião e um estilo de vida na vida pessoal, ou uma missão de uma empresa que nada mais é que um grupo de pessoas trabalhando juntas pelo mesmo fim. Tenha um “jeito de ser” claro da sua empresa e cative seus colaboradores pela causa. Desenvolva isso atrelado a metodologia do golden circle. Esse é o passo e a dica número zero para seu negócio em 2021.

Sem mais delongas, vamos explorar algumas dicas para sua empresa decolar em 2021.

1°. Sobre suas metas e objetivos

É de extrema importância, no início do ano, fazer um balanço do ocorrido no ano anterior. Depois disso, defina onde sua empresa, seu departamento ou seu time querem chegar no final deste ano em cada área. Elas serão suas grandes metas. Faça essa atividade olhando não só para sua empresa, como também para o seu segmento de mercado e do segmento dos seus clientes.

Além de grandes metas, fracione-as em objetivos menores, de modo que o atingimento dos pequenos objetivos te façam alcançar as metas. Faça revisões bimestrais ou trimestrais de tudo isso. Na correria cotidiana é realmente difícil. Tente priorizar a estratégia ao invés de algumas atividades com uma urgência menor. As revisões serão cruciais para potenciais mudanças de estratégia. E já que falamos em estratégia.

2°. Falando sobre estratégia

O caminho a ser seguido pela sua equipe até as metas é a sua estratégia. É importante que a estratégia seja acatada pela sua equipe. Portanto, estimule a participação de todos na discussão estratégica e tire todas as dúvidas do time!

Discussão de estratégia

3°. Estimule e promova a organização 

A terceira dica refere-se a uma questão bastante importante. De um modo bastante simplista, é impossível ter produtividade sem organização no contexto de trabalho. Não deixe documentos, espalhados pela sua mesa enquanto trabalha em outros projetos. Remova objetos inúteis do local de trabalho. Separe e organize arquivos e documentos pela classificação mais adequada para seu contexto (ordem alfabética, categorias, datas).

Faça isso no seu ambiente e estimule seus colegas de trabalho. Construam em cima da organização uma cultura de autogestão, a qual todos cuidam de todos.

Com isso, sua equipe ficará bem organizada e, consequentemente, mais produtiva e todos estarão mais próximos dos resultados! Confira também essas 7 dicas para aumentar a produtividade no trabalho.

organização de mesa

4°. O ambiente virtual

Muito provavelmente o contexto do seu negócio mudou muito com a pandemia. Muitos encontros que antes só aconteciam presencialmente migraram quase que instantaneamente para o virtual. Se esse não é seu caso, possivelmente já está acostumado com o ambiente de vídeo chamadas e reuniões online. Independente do caso, a quarta dica é uma extensão da anterior para esse cenário. O meio digital é uma realidade para 2021 e, além de já estar inserido nele, é preciso que você tenha organização também nesse ambiente. 

organize seu ambiente virtual

Uma área de trabalho com vários arquivos soltos e pastas desorganizadas, desmotiva o membro, afetando diretamente na produtividade da equipe e resultados da empresa. Portanto, a dica aqui é para você organizar seus arquivos digitais: revisar o que é útil e guardar. Repensar a necessidade de alguns arquivos e, se não é importante, apagá-los, ou ao menos mover para a lixeira. 

Além disso, com todo o contexto de alta navegação, certamente você está gerando muitos arquivos de memória temporária que sobrecarregam seu computador. Separe um tempo durante sua semana para uma limpeza e seu ambiente de trabalho virtual será mais rápido. Em suma, tenha o hábito de praticar o 5S Virtual no seu computador e outros ambientes virtuais.

Lembre-se que, mesmo com o ambiente de trabalho virtual, a comunicação com seus colaboradores deve ser constante. Estimule também, nos meios virtuais, a comunicação entre eles mesmos. Assim, já entramos no assunto da nossa próxima dica, o endomarketing.

Chamada de video com a equipe

5°. Endomarketing

O endomarketing é essencial para a sua empresa detonar em 2021, ele tem objetivo de engajar os membros, criar um bom ambiente de trabalho com membros alinhados à cultura e os objetivos estratégicos da empresa. Vamos pensar no endomarketing como várias estratégias, e o público alvo são seus funcionários, logo, devemos olhar com clareza para alguns pontos:

  • Cultura: Promova a cultura da empresa por meio de mensagens informativas e visuais (utilize o ambiente virtual para alcançar o maior número de colaboradores da sua empresa ). 
  • Liderança: Sabemos que o trabalho das pessoas é influenciado pelo líder, então, podemos concluir que uma boa liderança é, além de ter um papel importantíssimo para a empresa, uma das melhores estratégias para endomarketing.
  • Orçamento: Investimentos voltados para as estratégias são sempre uma boa opção, como por exemplo, capacitações para os membros, mas o endomarketing deve ser promovido independentemente do orçamento disponível, para isso é necessário criatividade.
  • Criatividade: Utilize as necessidades da empresa e o conhecimento que você tem sobre seus colaboradores, promova ações que foquem nos objetivos e estratégias do endomarketing da sua empresa para o ano de 2021. Envolva líderes e liderados nessas ações, promova a integração e utilize a cultura da empresa.
  • Comunicação: esse tópico envolve a comunicação interna da empresa, que por sua vez deve ser transparente, procure informar os membros da sua empresa sobre o que acontece dentro dela. Também, busque ouvir seus colaboradores, utilize da criatividade para isso,conversas e caixinhas de sugestões são opções.
  • Reconhecimento: Mostre aos seus colaboradores como o trabalho deles impacta nos resultados obtidos pela empresa, você pode fazer um balanço com o ano anterior e as metas que querem atingir em 2021, recompensas podem ser utilizadas ao longo do ano pelo bom desempenho da sua equipe.

Colaboradores engajados são mais produtivos e têm menos chances de deixar a empresa, além disso, empresas com colaboradores engajados são mais lucrativas. 

Para mais detalhes sobre endomarketing clique aqui. Bora para nossa sexta, e última dica?

Mãos unidas

6°. Preocupe-se com a imagem de sua empresa

Sem dúvidas, o posicionamento de marca é um fator decisivo na hora do fechamento de um negócio e, principalmente, na atração de novas oportunidades. Tenha suas redes sociais ativas e posicionadas de um modo claro sobre temáticas importantes para seu público-alvo. Divulgue seus eventos com os colaboradores, com os clientes e com o meio ambiente

Já que falamos em clientes, faça com bastante empenho uma boa jornada de relacionamento. A satisfação do cliente é facilmente uma promoção de boas indicações, muito valiosas no mercado de hoje. 

Gostou das dicas?

Pois bem, com essas 6 dicas colocadas em prática esperamos que sua empresa consiga decolar em 2021! Recomendamos fortemente que você salve esse texto para ler novamente quando quiser! Estamos totalmente abertos para conversar com você sobre os assuntos de qualquer uma dessas dicas. Basta entrar em contato conosco!