Tendência nos anos 60, o drive-in veio como solução para a crise do comércio cultural na pandemia. Mas será que as empresas estão prontas para adotar o sistema drive-in?
Conceito Drive in
Quem nunca assistiu a um filme com uma temática antiga e viu vários carros em um amplo espaço com um telão à frente? O Drive-in é um antigo modelo de comercialização de serviços que traz muita comodidade aos consumidores. Isso porque não é necessário sair do carro para assistir a um filme ou a um show, por exemplo. Esse modelo fez muito sucesso dos anos 50 aos anos 70 como uma experiência de entretenimento mais econômica e confortável. Para quem nunca teve a oportunidade de vivenciar um entretenimento “retrô”, a boa notícia é que o drive-in está de volta!
Drive-in nos moldes do novo normal
Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos hábitos tiveram que ser adaptados para uma forma mais adequada ao delicado momento em que estamos vivendo, é o que conhecemos hoje como “novo normal”. Com os riscos das aglomerações sociais, os ambientes de entretenimento que costumávamos frequentar, tais como cinemas, teatros, estádios e casas de show estão temporariamente fechados. Isso se deve à possibilidade de contaminação pelo vírus da Covid-19, que aumenta significativamente em ambientes com aglomeração de pessoas.
Devido à esse impasse, o lucro dos comércios foi drasticamente reduzido, tendo consequências econômicas muito graves. Por isso, os proprietários tiveram que inovar o sistema dos ambientes de comercialização de serviços, para que as pessoas possam frequentar de forma segura. Desta forma, os clientes voltam a consumir e a economia tende a ser mais preservada, assim como a integridade dos indivíduos.
Além disso, o confinamento tem causado diversos problemas na saúde mental das pessoas, especialmente daquelas que costumavam ter uma vida social muito ativa. A insegurança, o tédio e a solidão impactam diretamente no aumento de casos de ansiedade e depressão. Portanto, ter uma forma de quebrar a rotina sem oferecer riscos à saúde pode ser uma ótima alternativa para elevar o bem-estar.
Pela necessidade de inovação e adaptação, o sistema drive-in veio como resposta à volta do consumo de entretenimento de forma segura, afinal, os espaços para drive-in são amplos e ao ar livre, tornando possível assistir a um bom filme no telão ou ouvir uma boa música em um show permanecendo dentro do carro e sem contato com outras pessoas, além disso, é uma oportunidade de ter uma experiência muito popular de entretenimento da antiguidade que nunca pensamos que poderíamos vivenciar.
Porém, mesmo sendo mais seguro, é importante não deixar de lado os cuidados básicos e caprichar na organização do espaço para oferecer as sessões da melhor forma possível.
Possíveis problemas de logística e organização
Como visto anteriormente, o drive-in já foi uma tendência há algumas décadas, e este serviço de entretenimento vem crescendo muito nos dias de hoje por conta da pandemia em que nos encontramos. Pelo fato de ser um serviço “retrô” mas também inovador para o atual cenário, possíveis problemas relacionados à logística e organização podem acabar surgindo.
Partindo do pensamento de que sempre buscamos otimizar cada vez mais nossos serviços e operações, e considerando que cinemas e shows drive-ins são caracterizados por inúmeros carros enfileirados em frente a uma grande tela, um possível problema caso não haja um bom planejamento é a falta de organização e de otimização dos espaços. Além disso, podemos pontuar também uma falta de padronização de uma sessão à outra, caso o organizador do evento não esteja preparado e corretamente capacitado.
Ademais, olhando para o cenário atual de pandemia, também podem surgir muitas inseguranças acerca da proteção contra o coronavírus. Em momentos tão delicados como esse, devemos sempre colocar a segurança do público em primeiro lugar. Com isso, um possível problema de higienização e desinfecção do local pode ser apontado, e com ele entramos também na implicação de garantir a segurança dos consumidores e a prevenção contra o vírus.
Programa 5s na gestão de um drive-in
O Programa 5s tem o objetivo de auxiliar na gestão e organização de uma empresa ou corporação. Tal metodologia surgiu no Japão e se baseia em 5 sensos caracterizados por: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke; ou simplesmente, utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina. Para conhecer mais e se aprofundar na Metodologia 5s, leia o texto Metodologia 5s: Como aplicar na sua empresa?.
Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a Metodologia 5s é muito flexível e pode ser adaptada e aplicada em diversos locais, desde seu próprio espaço virtual de trabalho, seu computador, até grandes corporações como a Toyota. Com isso, podemos também aplicar e adaptar o 5s para os serviços drive-ins, visto que os possíveis problemas apontados anteriormente são todos sanados pelo Programa.
Dessa forma, com os sensos de utilização e organização, podemos criar um ambiente totalmente livre de itens que não são úteis, dando um destino adequado a eles. Além disso, podemos organizar o espaço de uma forma que os processos e atividades sejam otimizados, pensando sempre na melhor logística do ambiente e, no caso de drive-ins, na melhor logística para os fluxos de carros também. Ainda, por meio do senso de padronização e autodisciplina, trazemos uma cultura de organização aos envolvidos no drive-in, facilitando seu crescimento e sua replicação em diversos lugares.
O Drive-in é 100% seguro?
Um dos pontos mais fortes do Programa 5s que está diretamente atrelado ao momento atual é o senso de limpeza. Durante um evento drive-in há uma grande quantidade de pessoas de diferentes regiões, seja de uma mesma cidade ou de cidades distintas. Pensando nisso, se atentar à segurança biológica delas é muito importante, especialmente por conta da pandemia que estamos enfrentando.
Mesmo estando rodeados de seus familiares, as pessoas que frequentam o drive-in ainda correm o risco de se contaminarem fora de seus carros. Ou ainda, quando há um contato com algum funcionário do próprio evento, mesmo pelas janelas do carro. Assim, o senso de limpeza cria uma cultura de higienização a todos os envolvidos na organização do drive-in, além de seus próprios clientes.
Atrelado ao 5s, uma ótima proposta para solucionar o problema de contaminação é nosso projeto de Boas Práticas de Prevenção (BPP). Este projeto apresenta não somente guias e cartazes informativos aos organizadores do evento drive-in, como também ao seu público, trazendo uma maior segurança e conforto a todos. Além disso, o treinamento de boas práticas de prevenção em união com o treinamento completo do Programa 5s, traz uma forma completa de otimizar seu evento drive-in de uma forma segura e padronizada.
Ficou interessado? Entre em contato!
A Química Júnior já realizou projetos de Boas Práticas de Prevenção em diversos lugares. Dentre os estabelecimentos, estão cafeterias, salões de beleza, lanchonetes e até mesmo em condomínios. Por isso, observando o grande crescimento dos drive-ins, entendemos que esse nicho que está sendo obrigado a se adaptar à situação em que estamos inseridos.
Além disso, possuímos um grande case de sucesso no nosso serviço de Programa 5s, o qual realizamos para uma multinacional da área química, a Solenis. Para saber mais sobre esse nosso case, leia o texto Treinamento 5s: Solenis.
Caso tenha interesse em aplicar o Programa 5s atrelado ao Guia de Boas Práticas de Prevenção para seu negócio drive-in, agende um diagnóstico conosco, é rápido e gratuito. Entre em contato!