A pandemia e o isolamento social afetaram negativamente as vendas do seu comércio? Mesmo com a flexibilização gradual do comércio, vender continua sendo uma dificuldade do seu negócio neste período? Confira essas 5 dicas infalíveis que a Química Júnior preparou pra te ajudar a alavancar as vendas durante a pandemia!
Como o COVID-19 está impactando nossas vidas?
Segundo informações apresentadas no site oficial de divulgação de dados pelo Ministério da saúde, o Brasil apresenta 802.828 casos confirmados, 40.919 mortes registradas e 345.595 casos recuperados pelo coronavírus. Na sequência, a BBC afirma que o país é o sétimo no ranking de número de casos de contaminação da COVID-19. No estado de São Paulo, registros indicam 162.520 casos do coronavírus, visto que, a quarentena foi prorrogada até o dia 28 de junho e o processo de flexibilização já está em andamento. Decretada como quarentena heterogênea, essa nova fase consiste na aplicação do Plano São Paulo, evidentemente, a retomada da economia sendo feita através de fases e por regiões, dentro dos critérios estabelecidos, como, número de casos e número de leitos em UTI. (Última atualização em 11/06/2020 às 18h57).
Segundo a Veja São Paulo, a capital paulista apresentou queda de aproximadamente 53,4% nas vendas do comércio, registros de março de 2020. Tal notícia engloba a realidade dos muitos brasileiros que foram afetados com a crise ocasionada pela pandemia do coronavírus. Dessa forma, foi inevitável a adaptação às boas práticas de prevenção exigidas, visando maior segurança e a conservação da saúde dos clientes e funcionários. Para assim, manterem os seus comércios ativos durante a pandemia.
Veja também métodos para reduzir a contaminação nas empresas.
Apesar de muito recorrente, informações sobre o coronavírus devem ser sempre relembradas, levando em consideração a situação atual, não só do Brasil, mas em todo o mundo. A seguir seguem alguns informativos importantes:
– Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e falta de ar (Possibilidade de variar os sintomas nos diferentes casos);
– No caso de suspeita de contaminação, procure os agentes da saúde;
– O uso das máscaras é indispensável. Podendo ser utilizadas as máscaras de pano, feitas com tecidos de algodão, que devem ser higienizadas após o uso e o manuseio deve ser sempre feito pelos elásticos;
– Deve-se lavar as mãos com água e sabão, sempre que chegar a um estabelecimento, em sua residência ou qualquer outro lugar;
– Faça o uso de álcool em gel;
– Evite levar as mãos aos olhos, nariz ou boca, é necessária a higienização das mesmas;
– O álcool 70% é essencial para a higienização de aparelhos celulares e objetos. (De acordo com o Conselho Federal de Química, essa é a quantidade necessária para combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos);
– Evite aglomerações.
– Sempre que possível, fique em casa!
Para saber quais medidas devem ser tomadas no transporte público clique aqui.
O método digital é obrigatório?
Pode-se dizer que sim. Ao longo dos anos, o método digital foi se tornando comum no cotidiano dos empresários e comerciantes, então, cada vez mais os comércios foram acrescentando em sua metodologia ou se tornando inteiramente digitais. Logo, os últimos acontecimentos possibilitaram condições favoráveis para a adição de métodos digitais nos comércios brasileiros.
Com o isolamento social, os clientes ficaram impossibilitados de chegar até os estabelecimentos e seus produtos, imediatamente, quem utiliza o método digital, pode levar seus serviços e produtos para eles, com vantagem maior dentre os concorrentes e ainda, atingir novos clientes, dando continuidade nos negócios durante a pandemia.
Entende-se que hoje, existem inúmeras plataformas, de uso gratuito, que podem te ajudar a trazer o seu comércio para o mundo digital. Também, é importante definir o seu público alvo, fazer investimentos na divulgação dos seus produtos e da sua marca, estar sempre atualizado e vender!
O isolamento afetou o seu negócio?
Durante uma entrevista coletiva realizada no dia 8 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, o Ex-ministro da Fazenda e atual secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles afirmou que é um equívoco dizer que a quarentena causa problemas para a economia. Ele citou o exemplo do setor de serviços domésticos, que foi atingido mesmo sem ter qualquer restrição imposta. De fato, o que motivou a queda das vendas não foram as medidas de isolamento social em si, e sim um conjunto de fatores motivados pela pandemia, como o medo de ser contaminado ao fazer compras em um estabelecimento físico ou ao receber algum produto por entrega em casa, devido ao aumento exponencial do número de casos no Brasil.
E foi pensando em alavancar as vendas do seu negócio que a Química Júnior elencou as 5 melhores dicas para fazer o seu negócio vender na quarentena!
1) Adapte o seu negócio ao meio virtual
Adaptar o seu negócio ao meio virtual se tornou extremamente essencial neste período. Além de aproximar as pessoas, o mundo digital tem exercido um papel fundamental na saúde dos pequenos e médios negócios. É evidente que com o distanciamento social, a internet transformou totalmente as formas de comprar: os clientes estão cada vez mais presentes em diversos canais digitais, buscando informações sobre produtos e serviços, bem como melhores preços e empresas que oferecem uma maior confiabilidade e melhor custo-benefício. Mesmo que não seja possível vender o seu produto pela internet, é fundamental que seu negócio esteja presente nas plataformas digitais ou redes sociais.
2) Mantenha contato com o cliente
É fato que a impossibilidade de encontros presenciais imposta pelo isolamento social dificulta muito o contato com o cliente. Por isso, tenha sempre um meio de contato digital (email, telefone, Whatsapp) de fácil acesso do cliente disponível em sua plataforma digital, seja no site ou nas redes sociais do seu negócio. Tente estreitar relacionamentos com clientes antigos e novos clientes que possam surgir, faça com que se sintam especiais e com que tenham confiança no seu negócio em relação à boas práticas de prevenção ao coronavírus.
3) Identifique necessidades e apresente soluções
Identificar as necessidades específicas dos clientes impostas pela pandemia é um passo importante para fazer com que o seu produto ou serviço consiga suprí-las. Com o isolamento social e o medo da contaminação diversas necessidades surgiram, como uma maior demanda pela entrega de produtos nas residências ou o cuidado durante a preparação, realização ou entrega desse serviço, como por exemplo, o uso de máscara e a higienização constante das mãos pelos funcionários que realizarem alguma dessas etapas.
4) Invista em marketing
Uma pesquisa de opinião realizada por alunos da Engenharia Química da Universidade Estadual Paulista com 640 pessoas, onde 59% delas pertenciam ou conviviam com pessoas do grupo de risco ao COVID-19, mostrou que 81,4% das pessoas preferem comprar de empresas que adotam boas práticas de prevenção ao coronavírus, 51,4% deixariam de comprar em uma empresa que não adota nenhum tipo de prevenção e 85,3% voltariam a pedir produtos ou serviços de empresas que se comprometem com o combate à pandemia.
As crises sempre apresentam ameaças, e ao mesmo tempo trazem oportunidades. Nesse sentido, investir em estratégias de marketing que mostram a preocupação do seu negócio no combate ao coronavírus, como treinamentos aos funcionários em relação às boas práticas de prevenção ou folders entregues aos clientes sobre como proceder e higienizar corretamente embalagens de produtos, é uma excelente e efetiva solução para melhorar as vendas.
5) Evite cometer erros que prejudiquem ainda mais as vendas
Com uma maior flexibilização da quarentena no estado de São Paulo, e a consequente reabertura de alguns tipos de comércio, faz-se necessário que continuemos tomando medidas de prevenção ao coronavírus a fim de evitar a retaliação da flexibilização do isolamento social e, acima de tudo, evitar sujar a imagem do seu comércio com casos de contaminação de funcionários ou clientes. A abertura gradual de comércios físicos, vendedores e lojistas terão que redobrar o cuidado ao manusear produtos ou lidarem presencialmente com os clientes. Manter distância de 1 metro entre as pessoas, organizar filas para a entrada gradual de clientes no estabelecimento, manter o local com ventilação natural, limpar o local pelo menos 2 vezes por dia e desinfetar cartões e máquinas com álcool são algumas medidas de prevenção que, além evitar a contaminação de funcionários ou clientes, contribuem para passar uma maior confiança aos clientes.
Saiba mais sobre a reabertura do comércio e como se prevenir.
É claro que esses cuidados irão perdurar muito tempo, durante a flexibilização da quarentena e mesmo após a reabertura total dos comércio. Por isso, é importante a criação de uma cultura de higiene, de forma que esses bons hábitos sejam mantidos pela população.
Ficou interessado e gostaria de colocar as dicas em prática de forma fácil e rápida? Entre em contato com a Química Júnior! Temos um oceano de soluções totalmente personalizadas para o seu negócio. Obrigado pela leitura!