Boas Práticas de Prevenção: Transmitindo segurança em tempos de crise!

Boas Práticas de Prevenção: Transmitindo segurança em tempos de crise!

Com a aparição do coronavírus, as relações entre as pessoas tiveram de mudar bruscamente. Como instruir e mostrar que o seu estabelecimento ou moradia se encontram preocupados com as medidas de prevenção atuais e com o bem estar de todos?

POR QUE O BPP SE FEZ NECESSÁRIO?

A pandemia alterou totalmente a realidade pela qual nós estamos inseridos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 51% dos empreendedores que utilizavam da plataforma precisaram temporariamente fechar para tentar sobreviver aos efeitos da pandemia e assim reerguer seus negócios no momento que a volta a normalidade ocorresse. E o impacto do coronavírus é sentido diretamente tanto por empresários e comerciantes quanto também por moradores.

Frente a  essa dura realidade que os empreendedores e os moradores estão tendo de enfrentar, as empresas juniores tiveram grande engajamento em procurar soluções para pequenos e médios empresários que estão sendo constantemente afetados. E a Química Júnior, com o ideal de transformar as realidades e agir com urgência neste momento de crise desenvolveu um plano de ação voltado para o comércio e para condomínios, abreviado por BPP ou, em sua totalidade, Boas Práticas de Prevenção.

As Boas Práticas de Prevenção foram criadas para informar e reduzir quaisquer contatos que poderiam originar riscos de transmissão e contágio do coronavírus, de forma que seja possível instruir moradores, clientes, funcionários e até mesmo terceiros sobre como se portar em ambientes nos quais ocorrem interações entre pessoas. Reduzindo assim qualquer perigo ou qualquer situação adversa que possa ser vista como agravante da possibilidade de proliferação do coronavírus.

crianças usando máscara
O BPP auxilia em um ambiente familiar mais seguro.

Pela crescente demanda de proprietários de empresas, juntamente com síndicos e moradores, as práticas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas para contemplar a estes públicos alvos, de forma que a aplicação do BPP fosse adaptada para cada ambiente onde se é necessária a sua atuação. Olhando para os públicos alvos vemos características efetivas deste projeto, como podemos listar abaixo:

A problemática que é visualizada em condomínios são as constantes e possíveis interações que acontecem em ambientes comuns do cotidiano, de forma que estas interações geram um ambiente propício para o contágio. As Boas Práticas de Prevenção atuam exatamente em cima destas áreas, notificando como as pessoas devem se portar, métodos de higiene e assepsia. Além disso, houve enfoque principalmente em lembrar constantemente do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) tais como máscaras e expor a necessidade de um distanciamento entre os indivíduos e mínimo contato possível.

Já em estabelecimentos comerciais em geral, a preocupação do BPP é com o bem estar dos funcionários e dos clientes, de forma que seja mantido um ambiente no qual a taxa de transmissão do coronavírus seja reduzida ao máximo. Para isso, nosso plano de Boas Práticas de Prevenção é feito em um formato totalmente personalizado para cada negócio, individualmente, focado em resolver e solucionar cada um dos problemas que possam aparecer antes, durante e após o horário de funcionamento, mostrando como clientes e funcionários devem agir em qualquer situação, inclusive em imprevistos que podem ocorrer nesta nova rotina trabalhista.

mulher de máscara passando álcool gel
Nosso manual de boas práticas explica como manter cuidados constantemente.

O PROJETO

Atualmente, diversos projetos BPPs já foram realizados em vários estabelecimentos comerciais e condomínios e os resultados foram muito promissores. Nossos clientes se sentiram mais alinhados à uma política de conscientização e se fortaleceram as relações e a confiança de seus consumidores que observaram a preocupação de seus estabelecimentos, como eles mesmos nos  comunicaram.

Mas, vamos direto ao ponto. Como funciona o projeto? O BPP conta com uma coleção de informativos: simples, objetivos e bastante visuais. Esses informes, como citado acima, são voltados para uma conscientização de moradores, clientes, consumidores e funcionários sobre:

– Principais formas de contágio do coronavírus;
– Importância e maneira correta de usar as máscaras;
– Principais focos de contágio que necessitam de atenção especial durante a limpeza (elevadores, balcões, maçanetas, etc);
– Maneira correta (com ilustrações) de higienizar as mãos com sabão;
– Maneira correta (com ilustrações) de higienizar as mãos com álcool;
– Principais cuidados a se tomar, por parte do entregador e por parte do consumidor, durante uma entrega (delivery);
– Arte pronta para postagem em mídias sociais (Facebook, Instagram).

homem apontando
Na Química Jr. o BPP sai personalizado. O foco é sua segurança!

Assim, a pessoa interessada pode entrar em contato com a Química Jr para a realização do projeto e nossa equipe adapta toda a coleção às necessidades do cliente e à identidade visual do estabelecimento (cores, imagens, logotipo, entre outros). Dessa maneira, o BPP sai exclusivo e personalizado para você!

Os projetos foram vendidos por prospecção ativa, uma vez que a Química Jr. teve que readaptar seus projetos, já que os clientes possuíam novas dores e, muitas vezes, nem se atentaram a isso. Entrando em contato com os clientes por meio de conversas diagnósticas, pudemos alinhar melhor as expectativas e oferecer um serviço personalizado e pontual na introdução de uma cultura de higienização. Confira a trajetória de alguns dos nossos projetos BPPs elaborados para clientes dos nichos de condomínio e comércio!

BPP EM COMÉRCIOS

O grande desafio desta linha de atuação é divulgar que o estabelecimento está tomando as medidas preventivas necessárias. Afinal, não adianta o comércio se estruturar para melhor receber seus clientes, se eles próprios não sabem disso!

homens de máscara
No BPP há a preocupação com as entregas para garantir a segurança de todos.

Pensando nisso, a Química Jr preparou imagens especiais para postagens em Facebook e para stories no Instagram, aumentando a visibilidade e divulgando a preocupação com a saúde de todos. Dessa forma, os consumidores saberão as medidas tomadas pelos seus estabelecimentos favoritos e se sentirão mais confortáveis ao realizar suas compras.

Um exemplo dessas artes foi oferecida a Euro Express, tradicional pizzaria de Assis que adotou as Boas Práticas de Prevenção e que se animou bastante com os resultados da divulgação por mídias sociais. Você pode conferir a postagem abaixo:

Divulgação nas mídias sociais da Euro Express, localizada em Assis (SP). Legenda do post: "E aí pessoal, a Euro Express fez uma parceria com a Química Jr, para garantir a sua segurança em tempos de pandemia."
Divulgação nas mídias sociais da Euro Express, localizada em Assis (SP). Legenda do post: “E aí pessoal, a Euro Express fez uma parceria com a Química Jr, para garantir a sua segurança em tempos de pandemia.”

Por um outro lado, a preocupação com as entregas e a saúde dos entregadores também é abordada. No coleção de informativos do BPP há um informe sobre os cuidados necessários durante uma entrega, garantindo a segurança dos funcionários e clientes.

Todos os informes são personalizados e modelados de acordo com as identidades visuais do cliente. Apesar do conteúdo ser essencialmente o mesmo, as artes são preenchidas e construídas de forma a representar o estabelecimento ao qual serão vinculadas. Para ilustrar isso, podemos apresentar um dos informes do mesmo conteúdo para a Flipper Lanches e a Madalena Café, ambos estabelecimentos comerciais, também de Assis.

À esquerda, um panfleto da Flipper Lanches e à direita, um da Madalena Café.
À esquerda, um panfleto da Flipper Lanches e à direita, um da Madalena Café.

Ainda, os conteúdos também podem ser adaptados a realidade dos estabelecimentos, não só a forma. Caso o cliente necessite de ênfase em pontos específicos, como orientações durante a flexibilização do isolamento social ou equipamentos próprios do estabelecimento, por exemplo, o projeto será executado conforme essas necessidades, de forma a melhor atuar sanando as dores do cliente.

Contudo, o projeto é extremamente completo e aborda todas as demandas dos clientes, sendo raras as vezes em que foi preciso algum ajuste, que, como já foi dito, pode ser viabilizado se necessário.

BPP EM CONDOMÍNIOS

Condomínios residenciais são por si só, um aglomerado de pessoas. E dessa forma, a Química Jr não poderia deixar de abordar a segurança para essa linha de atuação também, já que muitos síndicos enfrentam hoje uma situação inusitada e inesperada.

imagem de um condomínio de prédios
Condomínios são aglomerados de pessoas. O risco é maior!

As grandes preocupações para os condomínios seriam as áreas comuns e a conscientização segurança dos funcionários e moradores. Pensando nisso, inserimos na coleção do BPP informes específicos para condomínios, ajudando a equipe administrativa a cuidar proteger seus moradores.

Dois condomínios chamaram atenção nesse processo: o Edifício Village, em São Paulo-SP, e o Studio Residence Europa, em Araraquara-SP. Para o primeiro, foram realizadas todas as artes de acordo com a identidade visual do cliente, as quais já se encontram disponíveis nas dependências do condomínio. Apesar de não ter requerido treinamento, a síndica deu um respaldo bastante positivo, já que ajudou a construir o conteúdo juntamente com os membros da Química Jr.

Uma das artes já pronta no Edifício Village, em São Paulo.
Uma das artes já pronta no Edifício Village, em São Paulo.

Como consta na imagem, as artes abordam não somente o período em que as pessoas se encontram dentro dos limites do condomínio, mas também apresentam orientações sobre como se portar a caminho do condomínio, a fim de evitar que o vírus seja adquirido nesse meio tempo.

O segundo caso comentado foi o do condomínio Studio Residence Europa, em Araraquara. Além de adquirir todas as artes e conteúdos, o síndico também requisitou um treinamento. Mas, diferentemente do usual, em que o treinamento é aplicado ao síndico, este foi aplicado para os moradores do condomínio, o que se mostrou muito efetivo, pois criou-se um espaço de esclarecimento de dúvidas recorrentes sobre procedimentos e visão geral do vírus.

QUE TAL ADOTAR AS BPP?

Frente a tudo o que foi apresentado, é com extrema segurança que podemos dizer que a nossa missão de transformar realidades por meio de soluções personalizadas foi cumprida. Agindo com urgência e pontualidade nas dores causadas pela pandemia, a Química Júnior foi capaz de oferecer um serviço completo e extremamente necessário como solução ao problema de seus clientes. E você, não acha que seu negócio ou condomínio precisa de ações para combater o coronavírus? Venha conhecer nosso oceano de soluções. Faça já um diagnóstico, é rápido e grátis. Entre em contato! Agradecemos sua leitura!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos

Meio Ambiente e Vida Sustentável

TENDÊNCIAS DE CARBONO NEUTRO NAS STARTUPS

O IMPACTO DAS STARTUPS NO MEIO AMBIENTE Empresas grandes e pequenas, startups, a população e o governo têm grande impacto